Como Divulgar seus Doces (corretamente) em 3 Passos

Como Divulgar seus Doces (corretamente) em 3 Passos

Como divulgar seus doces (corretamente) em 3 passos

Você comprou os primeiros utensílios, fez alguns testes e não vê a hora de começar! Talvez até conseguiu alguns clientes nas redes sociais, mas não teve um bom retorno. Pensando nisso, separei algumas dicas para você descobrir como divulgar seus doces e atrair vários clientes. Vamos lá?

1. ENCONTRE O SEU DIFERENCIAL

Já sabemos que um dos primeiros objetivos ao iniciar um novo negócio é atrair clientes que consumam e indiquem os nossos produtos, certo? Mas, será que essa é a estratégia mais importante nesse momento? Será que o seu negócio já está pronto para essa etapa?

Entendo a necessidade de apresentar nosso produto ao maior número de pessoas, afinal precisamos vender. Mas muito além de uma venda é ainda mais importante conquistar esse cliente para que ele compre novamente e indique aos familiares e amigos.

Essa estratégia de marketing boca a boca é valiosa para conseguirmos aumentar a nossa base de clientes, mas deve ser feita com cuidado. Agora é a hora de priorizar a qualidade dos seus produtos, serviços e a satisfação do cliente. Lembre-se, um cliente aborrecido pode “chamar mais atenção” que dezenas de clientes satisfeitos.

Portanto, deixe claro em sua comunicação que trabalha de forma profissional e que não se trata apenas de uma simples vendedora de doces. Defina e mostre quais são os motivos dos seus clientes comprarem de você e não de um concorrente da mesma região.

Neste momento você não precisa se preocupar em ser a melhor confeiteira da região. Foque na qualidade dos seus doces, apresentação, diversificação dos sabores e principalmente em saber a forma correta de se comunicar com o seu cliente.

2. DIVULGUE O SEU NEGÓCIO

Essa talvez seja uma das estratégias menos exploradas por aqueles que começam um novo negócio. Muitos até já sabem da necessidade de atrair novos clientes, mas não imaginam que apenas terá bons resultados caso seja feito um bom trabalho de divulgação.

Nesse caso, considere que as fotos e vídeos dos seus produtos são ferramentas de trabalho tão importantes quanto os seus utensílios de cozinha. Você até pode escolher bater a massa dos seus bolos na mão ou na batedeira, mas ter fotos feias e que passam despercebidas não é uma boa opção.

Uma ótima sugestão é que você reserve um dia para tirar várias fotos do mesmo produto, fotografe ou filme o processo de preparo das suas receitas e crie um acervo para poder utilizá-lo sempre que necessário. Seguindo essa dica você irá economizar tempo e ainda tirar fotos incríveis para a divulgação dos seus doces.

Confira: Como tirar fotos incríveis dos seus produtos usando apenas o celular

3. VALORIZE O SEU PRODUTO

Um erro comum entre aqueles que estão começando um novo negócio é fazer promoções ou oferecer descontos sem se atentar aos custos e despesas na produção dos doces. Você precisa se planejar corretamente desde o início para evitar prejuízos ou gastos desnecessários.

Ofertas e promoções não precisam ser necessariamente descontos. Você pode combinar produtos ou oferecer benefícios exclusivos para aqueles que comprarem, sem precisar receber menos por aquela venda. Afinal, ofertas e promoções são ótimas para seus clientes, mas não devem ser prejudiciais para o seu bolso.

Planeje bem e dedique um tempo para criar ofertas e promoções que sejam impossíveis de recusar. Pense em ofertas que vão deixar seus clientes sem nenhuma dúvida de que ela será vantajosa, mas que ele precisa comprar o seu produto imediatamente para poder recebê-la.

Capriche na comunicação dessas ofertas aos seus clientes, use termos que atraiam a atenção deles e deixe claro que os seus produtos estão sendo comercializados por uma condição especial.

Como expliquei acima, você não precisa necessariamente reduzir o valor de venda dos produtos em suas promoções. Planejando com antecedência você consegue criar ofertas irresistíveis. Coloquei abaixo algumas opções que podem te ajudar:

  • Aproveite as promoções para vender produtos que não tiveram uma boa saída, oferecendo descontos atraentes;
  • Crie cestas de produtos variados, assim seu cliente irá conhecer novas opções de sabor pagando um valor menor na unidade, mas você ainda terá o lucro no valor total da venda;
  • Ofereça uma amostra grátis ou um ótimo desconto para a primeira compra, apesar do “prejuízo” inicial você tem boa chance de encantar e fidelizar o cliente;
  • Peça ajuda dos clientes frequentes, oferecendo brindes ou descontos caso tragam novos clientes para efetuar a primeira compra;

Como você verificou acima há diversas opções de ofertas e promoções que podem ser feitas sem que precise diminuir o valor de seus produtos. Portanto, uma ótima dica é ser criativa e estar atenta para aproveitar essas oportunidades.

DICA BÔNUS – CRIE CONTEÚDOS CRIATIVOS

Chegou a hora da verdade! As redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia e atire a primeira pedra aquele que não passa alguns bons minutos do dia rolando o feed e assistindo os stories no Instagram. #HeyBrothers

Esse é um dos principais motivos para cada vez mais pessoas aproveitarem a rede social para atrair clientes. Mas como nem tudo são flores, a concorrência por lá é altíssima e precisamos trabalhar bem em nossos conteúdos para conseguir ter resultados.

Eu vejo que muitas pessoas capricham nas fotos e até dedicam um bom tempo para escrever uma legenda atraente, mas o problema é que o Instagram é uma rede social onde as imagens valem mais que mil palavras.

Nesse caso, não basta ter uma imagem bonita acompanhada de uma legenda bem escrita, você precisa chamar a atenção, impactar o seu cliente e fazer com que ele pare por alguns segundos e leia a sua mensagem.

E aí que está o maior problema que vejo em vários perfis de confeitaria. Geralmente são fotos de doces, bolos e sobremesas com os valores e horário de atendimento, ou seja, nenhum conteúdo interessante.

Até entendo que criar conteúdo não é uma tarefa fácil e demanda tempo, mas seja sincera, você seguiria um perfil onde os conteúdos parecem mais um catálogo de produtos? Acredito que não.

Uma dica que pode te ajudar a produzir conteúdos atraentes em poucos minutos é usar templates para Instagram com design profissional. Você só precisa fazer pequenos ajustes de cores, elementos e pronto!

Confira: Como criar conteúdos criativos e com design profissional em poucos minutos

Chega de passar horas criando o design dos seus posts no Instagram, valorize seu tempo. Não há motivos para gastarmos horas preciosas em tarefas que não dominamos.

Como você viu neste artigo, existem tarefas importantes que você precisa concluir antes de começar a divulgar seus doces para vender. Mas elas são necessárias para que você possa atrair e fidelizar os seus clientes.

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